domingo, 4 de maio de 2014

Sessão de Hoje #1 - O Clube dos Cinco (1985)

Boa noite, hoje eu vou falar de um filme muito bacana que tive o prazer de assistir quase 30 anos depois do seu lançamento. Não só eu, mas no caso eu, considero um clássico dos anos 80's e do cinema de todos os tempos. Não retrata 100% na questão dos jovens, mas não tem como não entender a mensagem e ainda faremos uma analogia também.


Abaixo a ficha técnica :

Lançamento: 1985
Duração: (1h:37min)
Direção: John Hughes
Com Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Paul Gleason mais
Gênero: Comédia dramática
Título Original: The Breakfast Club
Distribuidora: Universal Pictures
Nacionalidade: EUA




A sinopse do filme:

Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.

Minha opinião:

Não retrata todo uma geração, já li bastante isso. Mas a verdade é que retrata muito bem até mesmo nos dias de hoje. Como somos diferentes, mesmo frequentando o mesmo lugar (escola), e que nos agrupamos a pessoas que mais se assemelham formando pequenos grupos, que acabam tornando um escape para problemas. O que mais me atrai nesse filme são as interações sociais. Vou explicar direitinho, olha essa situação:
Cinco pessoas (jovens) são obrigados a passar seu sábado na biblioteca da escola como punição, além disso, conviver com pessoas completamente diferentes na criação, nos gostos, nas amizades e na visão de vida.
Andrew Clarke é o atleta, a celebridade da escola. O jovem que com certeza fará faculdade, tem um futuro brilhante e todas as meninas gostariam de namorar. Mas tem problemas familiares (ele encara assim).
Brian Johnson é o nerd, rapaz estudioso de futuro brilhante, que frequenta o clube de física. Não sai com garotas e diz que seus pais são alienados demais.
John Bender é um marginal, faz o estilo cara mal da escola. Sempre arruma confusão. Não é bem visto por colegas de escola, professores e direção. Tem um lar conturbado, sofre agressões do pai e tem o espírito anarquista.
Claire Standish é uma patricinha, com uma boa vida. Estudiosa e que por algum motivo foi parar no castigo.
Alisson Reynolds é uma estranha pessoa, que não fala muito. Cria histórias absurdas sobre sua vida (todas mentiras) e faz o tipo que não se importa com o mundo.

Essas cinco personalidades são obrigadas a se tolerarem e acabam mais do que isso. A principio com diversas contendas, acabam fazendo amizades e contando sobre suas vidas. O John Bender leva maconha e todos acabam fumando em um momento descontraído. Falam sobre sexo e suas família e como será a partir de segunda-feira, quando a vida volta ao normal. Mas que ainda serão amigos... Ainda serão o Clube dos Cinco.


Quem está buscando um filme que não seja sobre besteirol e sexo (American pie´s da vida) ou uma paródia sobre filmes, aconselho assistir esse filme. Muito bacana, o roteirista fez um excelente trabalho, ele captura tudo em pequenos detalhes. Tudo gira quase em torno de uma sala de uma biblioteca. Sem ser apelativo ao sexo e usar esteriótipos. Não tem limite de idade ou qualquer outro motivo para desabonar esse filme. É uma ótima pedida para quem quer estudar um pouco de Interações Sociais e suas aplicações.





Abaixo irei listar 13 curiosidades sobre o filme :
Fonte: http://heroi.gameworld.com.br/

1. Judd Nelson, o zoador

Judd Nelson zoava tanto com Molly Ringwald fora das câmeras, que quase foi demitido do filme. Seus colegas de elenco o defenderam, dizendo que ele estava apenas tentando não sair do papel.


2. Locação

O filme se passou na cidade fictícia de Shermer, em Illinois, mas foi filmado em Rosemont, no mesmo Estado. Eles usaram um colégio de verdade para filmar as cenas, mas o cenário de biblioteca foi montado no ginásio do local.


3. Ringwald como Allison

Molly Ringwald originalmente interpretaria Allison, mas achou que seria melhor como Claire. Sábia escolha.


4. Família do Anthony Michael Hall

O personagem de Hall, Brian Johnson, é deixado no colégio logo no começo do filme pela sua mãe e sua irmã verdadeiras.


5. Participação de John Hughes

No final do filme, Brian Johnson é buscado na escola pelo seu pai, interpretado por John Hughes, o diretor do filme.


6. Placas de carros

A placa do carro de Brian Johnson é “EMC2”, para combinar com sua imagem de nerd. A placa do carro de Andrew Clark, papel de Emilio Estevez, é “OHIOST” (Ohio State), para manter sua imagem de atleta.


7. Zelador – O Homem do Ano

Você precisa ter olhos afiados para sacar essa, mas o zelador da escola foi eleito o Homem do Ano em 1969. A foto dele aparece na sala de troféus entre as fotos de outros alunos agraciados pelo prêmio.


8. Sob disfarces

Os atores foram disfarçados para vários colégios enquanto se preparavam para seus papéis. Ally Sheedy foi a primeira a “entrar no personagem” quando desistiu rapidamente da tarefa de ir aos colégios. Nelson foi mandado para a sala do diretor por não conseguir encontrar sua sala de aula, coisa que combina muito bem com seu personagem.


9. Elenco nem tão adolescente

Dos cinco protagonistas, apenas Hall e Ringwald eram adolescentes na época, com 17 anos. Estevez e Sheedy tinham 23 anos e Nelson, acredite, tinha 26.


10. Grande erro de Billy Idol

Os produtores pediram a Billy Idol para gravar a música Don’t You (Forget About Me), a música-ícone que encerra O Clube dos Cinco. O artista, no entanto, recusou o pedido e a música se tornou o único sucesso da banda Simple Minds.


11. Improvisação

Os atores foram deixados bem à vontade para improvisar, já que o diretor John Hughes queria a colaboração do elenco no filme. A cena em que eles fumam maconha é altamente improvisada.


12. Estevez com Bender

No começo, Hughes elencou Emilio Estevez para interpretar Bender, mas não conseguia encontrar ninguém para o papel de Andrew Clark. Estevez então disse que interpretaria Clark, e Hughes encontrou Nelson para dar vida à Bender.


13. Filmagens

Mais de 60 mil metros de filme foram usados nas filmagens devido a tantos improvisos e colaborações entre os atores e o diretor. Na época, isso era uma marca incrível para um filme adolescente. O filme também foi gravado inteiramente na sequência, o que permitiu que os atores pudessem realmente viver seus personagens.





Galera, essa é a minha dica. Espero que tenha passado o máximo de informações sobre o filme. Aguardo comentário sobre o próximo.
Abraço.

2 comentários:

  1. Eu já assisti esse filme mas não me lembro muito, vou assistir de novo pra relembrar desse clássico <3 Adorei a postagem e as curiosidades!

    http://blogcarlosabreu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir